Supremo recusa mudanças no rito de impeachment

Publicado em 16/03/2016 - 19:06 Por Victor Ribeiro - Brasília

Por 9 votos a 2, os ministros do Supremo Tribunal Federal recusaram os embargos de declaração propostos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB, sobre o rito do impeachment.

 

Os únicos ministros favoráveis aos recursos foram Antonio Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Eles defenderam a votação secreta, a escolha da comissão especial do impeachment por meio de eleição e o afastamento do presidente da República do cargo durante a tramitação do processo na Câmara dos Deputados. Gilmar Mendes acredita que o Judiciário não deveria interferir em assunto de outro Poder.

 

Para o relator Luís Roberto Barroso, o Supremo teve de se pronunciar exatamente porque, desde 1992, o Legislativo não criou nenhuma lei sobre o rito do impeachment. Um dos pontos mais polêmicos foi o que tratou da escolha da comissão especial do impeachment. Barroso, ao contrário de Gilmar Mendes, afirma que a corte estabeleceu as mesmas regras aplicadas no processo contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello.

 

Na prática, a decisão do Supremo Tribunal Federal anulou o rito de impeachment definido por Eduardo Cunha no fim do ano passado. E estabeleceu que o presidente da República só pode ser afastado do cargo quando o processo estiver no Senado, que a comissão deve ser indicada pelos líderes dos partidos e que a votação deve ser aberta.

 

* Áudio atualizado às 02h05 para complementação de informações.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo