MPF denuncia João Santana, Vaccari Neto e mais 15

Publicado em 28/04/2016 - 22:02 Por Victor Ribeiro - Brasília (DF)

A força-tarefa da Operação Lava Jato ofereceu nessa quinta-feira (28) duas novas denúncias, que envolvem 17 pessoas já investigadas no processo de corrupção envolvendo a Petrobras. Algumas já condenadas.

 

Parte dos denunciados foi alvo da 23ª fase da Lava Jato, que apurou pagamentos feitos ao marqueteiro de campanhas do PT, João Santana, e à mulher e sócia dele, Mônica Moura. Outra parte estava envolvida na 26ª fase da operação, que investigou o pagamento de vantagens indevidas feito pela construtora Odebrecht a funcionários públicos.

 

De acordo com o promotor Deltan Dellagnol, da força-tarefa da Lava Jato, o esquema era operado pelo então presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, e ocorreu até mesmo durante as investigações.

 

Marcelo Odebrecht foi condenado no mês passado a 19 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e associação criminosa.

 

Para a promotora Laura Tessler, a corrupção na Odebrecht era praticada de maneira profissional.

 

A Odebrecht informou que não vai comentar as declarações dos promotores da Lava Jato.

 

Além de Marcelo Odebrecht, do marqueteiro João Santana e da mulher dele, Mônica Moura, também estão entre os 17 denunciados hoje o ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco; o ex-diretor da Petrobras, Renato Duque; e o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo