Perícia aponta falhas em obra de ponte que desabou em Fortaleza

01:28 Geral, Notícias 12/04/2016 - 16h35 Fortaleza (CE) Embed

Edwirges Nogueira

Falhas de projeto e execução e baixa qualidade de materiais estão entre as causas do acidente na obra de uma ponte em Fortaleza ocorrida no dia 22 de fevereiro e que deixou dois trabalhadores mortos.

 

Eles realizavam a concretagem de uma viga quando o escoramento da construção desabou. O laudo com os detalhes sobre essas falhas foi apresentado nesta terça-feira na sede da Perícia Forense do Ceará, em Fortaleza.

 

Segundo o documento, itens do projeto não foram executados na obra, como estaiamentos feitos com cabos de aço nas torres que suportavam os escoramentos. Os peritos também verificaram que a fixação do escoramento em uma torre de suporte estava desalinhada.

 

A Perícia Forense afirma que relatórios de acompanhamento das obras descrevem algumas dessas falhas. No entanto, elas não foram corrigidas.

 

Outra evidência é uma peça do escoramento, que foi analisada no Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem da UFC, Universidade Federal do Ceará. O item se rompeu no desabamento da estrutura e o resultado da análise mostra que as soldas eram frágeis.

 

O laudo da perícia forense foi entregue na segunda-feira ao delegado do 4º Distrito Policial, responsável pelo caso, e passa a ser prova material no inquérito, que deve determinar os responsáveis pelo acidente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique