Quilombolas cobram rapidez na titulação de terras no Pará

Publicado em 27/04/2016 - 15:13 Por Graziele Bezerra - Brasília

Quilombolas e ribeirinhos paraenses realizaram, nesta manhã, um protesto na sede do Incra, em Santarém, no Pará.

 

A mobilização foi para pressionar o governo Federal e o Incra a autorizarem a conclusão do processo de titulação das Terras Quilombolas do Alto Trombetas, em Oriximiná, a 819 quilômetros de Belém.

 

Segundo a coordenadora do Instituto Pró-índio, Lúcia Andrade, os quilombolas querem que o ICMBIO - Instituto Chico Mendes da Conservaçãos da  Biodiversidade, autorize a publicação dos relatórios de identificação das terras deles. 

 

Um levantamento dos organizadores do protesto, aponta que cerca de dez mil quilombolas vivem em Oriximiná, onde, em 1995, ocorreu a primeira titulação de uma terra quilombola.

 

Atualmente, são quatro territórios titulados e um parcialmente titulado. Desde 2003, nenhuma outra terra quilombola foi titulada no município.

 

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Santarém, de fevereiro do ano passado, determinou a conclusão da titulação das Terras Quilombolas Alto Trombetas e Alto Trombetas 2 no prazo máximo de dois anos.

 

O processo de titulação dessas terras foi aberto no início dos anos 2000. Pelo menos 14 comunidades quilombolas aguardam uma solução para este impasse.

 

*Em nota, o Incra defende e reconhece o direito das famílias quilombolas à titulação na região do Alto Trombetas, em Oriximiná. Com relação ao território Alto Trombetas I, o Incra no Oeste do Pará informa que foi cumprida sua atribuição com a elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID).

 

Neste momento, esse processo encontra-se sobrestado até que haja conciliação no âmbito da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF), em Brasília (DF). Isto ocorre porque há uma sobreposição entre a área quilombola pretendida e duas unidades de conservação ambiental: a Reserva Biológica (REBIO) Rio Trombetas e a Floresta Nacional (Flona) Saracá-Taquera. Incra e ICMBio negociam uma conciliação. Quanto ao território Alto Trombetas II, o Incra tem como meta concluir o RTID o até o final de junho.

 

Confira a íntegra do posicionamento do Incra.

 

*atualizada em 29/04/16 às 11h54 para complementação de informação

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo