Salvador suspende campanha | de vacinação contra gripe

Publicado em 29/04/2016 - 18:40 Por Sayonara Moreno - Salvador

O Dia Nacional de Mobilização contra a gripe H1N1 é neste sábado, dia em que algumas cidades da Bahia suspenderam a campanha, inclusive a capital, Salvador. Isso porque, segundo as secretarias de saúde municipal e estadual, a procura pela imunização contra o vírus da influenza tem alcançado grande parte do público-alvo, desde a antecipação da campanha.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador conta que, em pouco mais de uma semana desde o início da campanha, 47% do público-alvo foi vacinada, enquanto que nos anos anteriores o mesmo período registrou o máximo de 15%. O dado aponta Salvador como a terceira capital do Brasil com a maior cobertura de pessoas vacinadas, ficando atrás de São Paulo e Macapá, segundo a Prefeitura Municipal.


Outro motivo que a Secretaria Municipal de Saúde  aponta para a suspensão do dia D, é que o Ministério da Saúde  não estaria repondo as doses de vacina no mesmo ritmo em que a população busca se imunizar. 

 

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, as doses são enviadas, por remessas, desde o dia 1º de abril, mas cada envio depende da velocidade do repasse dos laboratórios fabricantes. Outras remessas serão entregues aos estados, até o dia 06 de maio, quando todas as vacinas já terão sido disponibilizadas.

 

Em vários municípios da Bahia, a Sesab atribui a suspensão do dia D à subnotificação das secretarias municipais. O órgão informa que até sexta-feira (29) 53 cidades baianas não haviam registrado nenhuma aplicação de vacina contra o vírus influenza, mas a secretaria não soube informar o motivo para a falta de notificação, já que se trata de obrigação de cada município.

 

O público-alvo da rede pública são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, mulheres grávidas ou que fizeram parto realizado há menos de 45 dias, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

 

O último boletim da Sesab, da semana passada, aponta que a Bahia registrou 38 casos de H1N1, incluindo nove mortes. A Secretaria Municipal de Saúde informa que do total de óbitos, cinco foram em Salvador, entre eles, duas crianças.

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo