Hospital universitário do Rio vai reativar 100 leitos

Publicado em 19/05/2016 - 20:18 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Edmar José Alves dos Santos, garantiu que em no máximo nos meses vai reativar mais cem leitos da unidades chegando assim a 355.

 

O aumento das atividades será possível por causa de uma liminar que determinou que o governo do Estado do Rio de Janeiro repasse mensalmente  R$ 7 milhões ao hospital.

 

Com capacidade para 512 leitos, o hospital atualmente só disponibiliza 255, por causa da crise financeira que já provocou o atraso no pagamento de fornecedores e residentes. Mas santos ressaltou que a solução definitiva para unidade passa por um aumento da verba destinada a ela no orçamento do estado.

 

Nesta terça-feira  foi realizada a primeira visita da comissão de representação da Assembleia Legislativa, criada para acompanhar os problemas no hospital. O  presidente da comissão  deputado Zaqueu Teixeira afirmou que vai encaminhar a proposta de aumento do orçamento do Pedro Ernesto.

 

Mesmo com problemas, a unidade ligada à Universidade Estadual do Rio de Janeiro continua sendo uma referência em intervenções de alta complexidade como cirurgias cardíacas e neurológicas. Usuários como Marleuza Rodrigues de Oliveira esperam que a crise seja superada.

 

Durante a visita da comissão,  servidores do hospital fizeram um protesto e denunciaram uma suposta tentativa de sucatear a unidade para deixá-la vulnerável a privatização ou terceirização dos serviços. O diretor do hospital refutou a hipótese.

 

Atualmente o hospital pedro ernesto é administrado diretamente pelo estado e conta com cerca de 3.800 servidores públicos, além de 1.200 alunos de graduação e de pós graduação. Mesmo com a crise, em 2015, a unidade realizou cerca de 450 mil consultas e cinco mil cirurgias.

Últimas notícias
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo