Metroviários do Recife entram em greve nesta segunda

Publicado em 16/05/2016 - 15:26 Por Sumaia Villela, da Agência Brasil - Recife

Metroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) entraram em greve nesta segunda-feira (16). A organização dos serviços varia de acordo com o estado.

 

Na Região Metropolitana do Recife, onde o metrô é operado pela companhia, o serviço só funciona em horários de maior movimentação.

 

movimento optou por garantir o funcionamento do metrô entre 5h e 9h e 16h e 20h, considerados horários de pico, de acordo com o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Metroviárias e Conexos do Estado de Pernambuco (Sindimetro), Levi Arruda.


Sonora: “Nós estamos atendendo ao que prevê a lei de greve sobre os serviços essenciais. Estamos oferecendo até mais de 30%. No geral, todos os trabalhadores estão trabalhando em horário reduzido, ofertando serviços que signifique no mínimo 30% para atendimento do sistema."


A CBTU opera metrô, trens ou veículos leves sobre trilhos nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal. Recife é a maior base no país, com cerca de 2 mil funcionários.

 

A principal reivindicação da categoria é salarial. A companhia ofereceu 5,5% de aumento, mas os trabalhadores pedem a reposição inflacionária de cerca de 10%. Levi Arruda afirma que a greve também luta contra outras questões.


Sonora: “Primeiro é alertar a sociedade em relação à situação grave e drástica por que passa o metrô do Recife, com um corte de 38% no orçamento. E segundo denunciar o sucateamento, falta de segurança, uma série de deficiências que comprometem o serviço”


Sindicalistas de Pernambuco se reuniram nesta manhã, em Brasília, com o presidente da CBTU, Marco Fireman, para nova rodada de negociações. O movimento grevista também tenta uma agenda com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, ainda para esta segunda-feira.

 

Possíveis novidades serão levadas a nova assembleia da categoria no Recife, às 18h, para definir se a greve tem continuidade.

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo