Novas acusações podem ser incluídas em relatório contra Cunha

02:39 Geral, Notícias 19/05/2016 - 21h49 Brasília Embed

Lucas Pordeus Leon

O relator do processo contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética quer apresentar o parecer final no dia 30 de maio. O deputado Marcos Rogério, do DEM, disse que existe a possibilidade de incluir no relatório a acusação de vantagens indevidas e corrupção ligada a investigação da Lava Jato.

 

No relatório preliminar, o Conselho de Ética aceitou apenas a denúncia contra Cunha de que ele teria mentido na CPI da Petrobras sobre a existência de contas no exterior.

 

Nessa quinta-feira (19), a sessão do Conselho de Ética da Câmara ouviu durante sete horas as explicações do deputado Eduardo Cunha. Foi o último dia da fase de instrução, que é a etapa de coleta de provas e oitiva de testemunhas.

 

Cunha negou novamente ter contas na Suíça e disse que vai pedir a anulação do processo à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Segundo o presidente afastado, incluir a acusação de vantagem indevida vai gerar a nulidade do processo.

 

Cunha já entrou com dois recursos na CCJ para anular a decisão do Conselho de Ética. O deputado ainda disse que se sente injustiçado por ter sido afastado do cargo pelo Supremo.

 

Segundo ele, o STF o afastou com algum objetivo que só futuramente será revelado. Eduardo Cunha disse ainda que não indicou nem mesmo um alfinete para o governo interino de Michel Temer.

 

O deputado cita o advogado Gustado do Vale Rocha, nomeado por Temer para um cargo na Casa Civil. O Processo contra Eduardo Cunha já se arrasta há mais de seis meses e meio no Conselho de Ética e já é o mais longo da história do colegiado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique