Série "Dando um Basta no Zika" orienta sobre o vírus

02:18 Geral, Radionovelas 31/05/2016 - 12h00 Brasília, DF Embed

Roteiro e sonoplastia: Artemisa Azevedo

A série Dando Um Basta no Zika  tem 11 pequenas histórias, com média de 2 a 3 minutos.  São histórias rápidas e objetivas, onde cada um dos temas é discutido separadamente.

 

Cada história fala sobre sintomas, prevenção, cuidados, microcefalia, Aedes aegypit e dúvidas mais comuns sobre o Zika vírus. 

 

São histórias independentes, sem sequência, que podem ser usadas aleatoriamente. O episódio de estreia é Operação Mata Larvas.

 

Confira abaixo as sinopses de todos os episódios. A produção é da Rádio Nacional da Amazônia.

 

1- OPERAÇÃO MATA LARVAS - Um menino ensina à sua mãe como eliminar o mosquito da dengue e suas larvas. Coisa que ele aprendeu na escola.

 

2- LIDANDO COM A MICROCEFALIA - Médico explica à mãe que seu filho tem microcefalia e que esta doença nem sempre é ligada ao  Zika vírus.

 

3-TESTE RÁPIDO – Uma farmacêutica, indagada por um cliente, explica o que é o teste rápido. 

 

4-CONHECENDO O MOSQUITO - Uma professora  explica para seus alunos tudo sobre o Aedes aegypit.

 

5- REPELENTES - Um rapaz conta para uma amiga que está preocupado com o Zika, porque sua esposa pretende engravidar. Ela lhe explica tudo sobre o uso de repelentes.

 

6- LUTA COMEÇA EM CASA - Uma mulher recebe a visita de sua irmã e o cunhado que lhe explicam como evitar o mosquito Aedes aegypit dentro de casa e como eliminar as larvas.

 

7- COMUNIDADE CONTRA O ZIKA – Mãe e filha, preocupadas com os focos de mosquitos na sua rua, convocam a vizinhança para uma limpeza na comunidade.

 

8-JUNTOS NA CAMINHADA - Um médico explica para um casal qual o tratamento adequado para que seu filho com microcefalia possa ser tratado e tenha possibilidades de uma vida melhor.

 

9- PRÉ-NATAL - Médica explica à sua paciente grávida a importância do pré-natal, especialmente neste período em que doenças causadas pelo Zika vírus estão assustando a população.

 

10-DIGA NÃO À AUTOMEDICAÇÃO - Esposa, percebendo que marido quer se automedicar sem procurar um médico, insiste e o acompanha para orientação  sobre o Zika vírus.

 

11-SINTOMAS DO ZIKA - Criança fica assustada com brincadeira de coleguinha sobre o Zika vírus e procura orientação do professor.