Apenas 10% dos casos de estupro no Brasil são denunciados

02:42 Geral, Notícias 09/06/2016 - 15h33 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

Estupro coletivo no Rio de Janeiro. Estupro coletivo no Piauí. Denúncia de estupro coletivo em Brasília. Cada vez mais os casos vêm à tona e chocam a população.


Mas, se por um lado a cobrança por punição e providências legais para impedir esse tipo de crime aumenta cada vez mais, por outro, o número de denúncias, pelo menos aqui no Brasil, ainda é baixo.


É o que considera a integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Olaya Hanashiro. Apenas 10% dos casos são reportados às autoridades. E não é diferente em outros países.


O inimigo, na maioria das vezes, está dentro de casa. Como explicou a especialista em estudos sobre a violação sexual de mulheres Lourdes Bandeira.


A solução, segundo a professora e ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Eleonora Menegucci é investir no cumprimento da lei que já existe: a Lei Maria da Penha e a do Feminicídio.


O assunto foi discutido numa audiência pública, na Câmara, nesta quinta-feira (9). A Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher pressiona pela aprovação de projetos em defesa da mulher.


O assunto também está em discussão no Senado. No último dia 31, os senadores aprovaram o agravamento da pena para os condenados por estupro coletivo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique