História Hoje: Há 179 anos, teve início o reinado de Vitória

Publicado em 20/06/2016 - 06:38 Por Apresentação Gláucia Gomes - Brasília

No dia 20 de junho de 1837, começava o reinado de Vitória, no Reino Unido. Era a única filha do príncipe Eduardo, Duque de Kent, e da princesa Vitória Saxe-Coburgo-Saalfeld. A jovem de 18 anos foi a sucessora do tio, o rei Guilherme Sexto.


Vitória perdeu o pai com apenas um ano e foi criada sob a severa supervisão da mãe germânica. A rainha também foi Imperatriz da Índia.


Na época, o Reino Unido já era uma monarquia constitucional, em que o soberano tinha relativamente poucos poderes políticos, mas Vitória tentou influenciar o governo e a nomeação de ministros. Ela foi um ícone nacional. a figura que encarnava o modelo de moral e de valores rigorosos.

 

Casou-se com o primo direto, o príncipe Alberto de Cordisburgo, em 1840. O profundo afeto entre a rainha e o príncipe marcou a cultura britânica e de todo o ocidente. Muitas tradições que mantemos hoje vieram do casamento de Vitória e Alberto, que foi considerada uma união por amor.

 

Quando o príncipe Alberto deu à rainha um anel de noivado lançou a moda que dura até hoje.

 

E a troca de presentes que fazemos atualmente também se deve aos mimos mantidos pelo casal. Eles se presenteavam a cada aniversário e a cada novo ano do casamento, assim como no Natal. O príncipe, sendo alemão, introduziu na Grã-Bretanha a tradição de ter uma árvore de Natal em casa.

 

Vitória teve nove filhos e 40 netos. Todos os filhos e 26 netos casaram-se com outros membros da realeza e de famílias nobres por todo o continente europeu, o que valeu a Vitória o apelido de " avó da Europa".

 

Após a morte de Alberto em 1861, ela entrou num período de luto profundo evitando aparecer em público, mas na segunda metade do reinado, a popularidade da rainha voltou a crescer. Os jubileus de ouro e diamante foram muito celebrados pela população.

 

O reinado de 63 anos e sete meses da rainha Vitória foi o segundo mais longo da história do Reino Unido e ficou conhecido como a Era Vitoriana. Foi um período de mudança industrial, cultural, política, científica e militar no Reino Unido. Também ficou marcado pela expansão do Império Britânico.

 

Ficha Técnica: 
Pesquisa e Redação: Beatriz Arcoverde
Apresentação: Gláucia Gomes
Sonoplastia: Messias Melo

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

 

Últimas notícias
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo