Entrevista: Saiba como funciona a doação de órgãos

Publicado em 29/07/2016 - 20:30 Por Apresentação Juliana Maya - Brasília

Conversar sobre doação é falar sobre vida, já que apenas um doador pode salvar, ou ao menos melhorar, a vida de mais de dez pessoas.

 

A afirmação é do Presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Roberto Manfro.
 

Nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional da Amazônia, ele explica quais órgãos podem ser doados em vida e quais dependem da morte encefálica do doador.

 

Ele também fala sobre a diferença da morte encefálica para o coma, e detalha os procedimentos adotados pelos médicos junto à família no caso da morte cerebral).

 

Segundo Roberto Manfro,  é muito importante que a pessoa que deseja doar manifeste essa vontade à família. Porque, em caso de morte cerebral são os parentes do doador que dão a palavra final.

 

Com informações das Rádios EBC

 

Últimas notícias
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo