Hemorio precisa aumentar estoque de sangue para Olimpíada

01:38 Geral, Notícias 25/07/2016 - 17h39 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

O Hemorio, Instituto de Hematologia do Estado do Rio, precisa aumentar o estoque de sangue para atender a demanda do público que virá para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

 

Nos últimos meses, a unidade vêm recebendo cerca de 150 voluntários por dia, apesar de ter capacidade diária para cerca de 500 doadores. O número reflete a realidade do Brasil, onde não existe uma cultura de doação constante de sangue.

 

No Rio de Janeiro, assim como no resto do país, menos de 2% da população é doadora habitual de sangue. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que entre 3% e 5% da população seja doadora para suprir a necessidade de um país.

 

O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, faz um apelo à população e aos visitantes para que unidade consiga ter um estoque de segurança para os jogos.

 

Durante todo o período dos Jogos, o salão de doadores do Hemorio funcionará entre 7h e 18h, de segunda a domingo. As exceções são os dias 14 e 21 de agosto, datas em que serão realizadas as provas de Maratona Feminina e Masculina, que exigem o fechamento das ruas do entorno.

 

Dúvidas sobre doações podem ser esclarecidas pelo disque sangue, no telefone 08002820708.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique