Tocha Olímpica percorre ruas de SP

Publicado em 24/07/2016 - 18:30 Por Cátia Rodrigues - São Paulo

A Tocha Olímpica chegou à capital paulista, neste domingo (24), levando milhares de pessoas para as ruas e avenidas da cidade.

 

O ponto de partida foi no Parque da Independência - que abriga entre seu patrimônio histórico o Museu do Ipiranga -  na Zona Sudeste da cidade.

 

O revezamento começou - por volta das 8h00min - assim que a chama olímpica foi acesa pelo ex-jogador de vôlei Amauri, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos em Los Ângeles, nos Estados Unidos.

 

O desfile seguiu rumo ao Centro Histórico da cidade, passando pela região da Praça da Sé e pelo Teatro Municipal ,até chegar à Avenida Paulista  por volta das 10h15min.   

 

A Avenida foi tomada por uma multidão de pessoas que queria ver e fotografar a Tocha Olímpica: crianças, jovens e adultos saíram correndo pela Avenida. Ciclistas também tentavam acompanhar o revezamento.    

 

A consagrada ex-tenista Maria Esther Bueno foi uma das pessoas que conduziram a Chama Olímpica, e foi muito aplaudida pelo público. Durante discurso, ela falou da emoção que sentiu ao carregar a Tocha:

 

O menino Pedro Amaral Nascimento, de 13 anos, que estava com a mãe e a irmã na Avenida Paulista, gostou bastante de ver - mesmo que rapidamente -  o fogo da Tocha Olímpica.

 

A professora de Educação Física, Maria Gorete Leite, comentou que fez questão de ir à Paulista para acompanhar a Tocha Olímpica: 

 

Depois da Avenida Paulista, a Tocha Olímpica seguiu rumo ao Parque do Ibirapuera, na Zona Sul da cidade.

 

As pessoas puderam assistir a uma partida de futebol de palhaços e ouvir a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana.

 

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), também emocionou o público com a apresentação de sobrevoos sobre o parque.   

 

O desfile da Tocha Olímpica na capital paulista terminou, no início da noite, no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da cidade.

 

Houve um show de encerramento no local com a participação do cantor sertanejo Luan Santana e a cantora de funk Ludmilla, entre outros artistas.

 

A Tocha Olímpica passou pelos principais pontos turísticos da cidade  - como o Estádio do Pacaembu, localizado na Zona Oeste.  Foram 51 quilômetros de trajeto, percorridos por 260 pessoas convidadas para conduzir a Chama Olímpica  -  entre músicos, atores de TV e prestigiados atletas e ex-atletas de diferentes modalidades esportivas.    

 

Um lembrete: os Jogos Olímpicos vão começar no próximo mês  - entre os dias 5 e 21 de agosto -  no Rio de Janeiro.

 

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo