História Hoje: Ex-União Soviética testou míssil intercontinental há quase 6 décadas

02:18 Geral, Programetes 26/08/2016 - 06h00 Brasília Embed

Apresentação Dilson Santa Fé

Há 59 anos, a extinta União Soviética anunciou que realizou um teste bem-sucedido de um míssil balístico intercontinental capaz de atingir qualquer lugar do planeta.

 

Depois da Segunda Guerra Mundial, as duas maiores potências mundias, Estados Unidos e União Soviética, investiram no aperfeiçoamento da tecnologia de mísseis de longa distância, capazes de carregar ogivas nucleares.

 

Os cientistas norte-americanos e soviéticos, com base no sucesso alcançado pela Alemanha nazista no desenvolvimento dos foguetes V1 e V2, que atacam a Grã-Bretanha nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, travaram uma disputa para melhorar o alcance e a precisão desses mísseis.

 

Os soviéticos, quando anunciaram o sucesso do lançamento do míssil intercontinental, que alcançou uma grande distância num curto período de tempo e atingiu o alvo planejado, não divulgou os detalhes do experimento.

 

Alguns analistas dos Estados Unidos duvidaram do sucesso alegado pelo país rival, mesmo assim, as informações dos testes bem-sucedidos das bombas atômicas aumentaram as preocupações dos norte-americanos.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique