Judocas refugiados celebram participação na Olimpíada

Publicado em 10/08/2016 - 19:22 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A participação da delegação de refugiados no judô foi breve, mas durou tempo o suficiente para motivar a festa na sede da Cáritas no Rio de Janeiro.

 

A congolesa Yolande Mabika perdeu logo na primeira luta, mas o também congolês Popole Misenga conseguiu passar pelo primeiro desafio e deu algum trabalho antes de cair diante do atual campeão mundial. Angelie Omachiqueze, que veio do Congo para o Brasil há seis anos, vibrava de orgulho pelos compatriotas.

 

Os dois atletas vivem no Brasil desde 2013, quando deserdaram da delegação congolesa que estava competindo no campeonato mundial de judô. Além de fugir dos conflitos em seu país, queriam se ver livres também de maus-tratos. Foram acolhidos pela Cáritas e dois anos depois conseguiram voltar a treinar no Instituto Reação, organização fundada pelo judoca Flávio Canto de onde também saiu a nossa medalhista de ouro Rafaela Silva. Para a coordenadora da Cáritas Aline Barbosa, a participação dos refugiados nos Jogos Olímpicos mostra ao mundo, que eles devem ser vistos também por seu potencial.

 

Essa é a primeira vez que uma delegação de refugiados compete nos Jogos Olímpicos. Os atletas foram selecionados pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Acnur, a agência para os refugiados das Nações Unidas. Além dos dois judocas congoleses, fazem parte da delegação também dois nadadores sírios, um maratonista etíope e cinco competidores do atletismo do Sudão do Sul.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo