Parceria busca melhorar prestação de serviço público federal

02:55 Geral, Notícias 02/08/2016 - 19h35 São Paulo Embed

Cátia Rodrigues

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle e o Instituto Reclame Aqui fecharam, nesta terça-feira, parceria inédita para melhorar os serviços públicos federais prestados aos cidadãos brasileiros.

 

A partir de agora, todas as reclamações recebidas pelo portal Reclame Aqui referentes a esses serviços públicos serão automaticamente encaminhadas para o portal E-ouv da Ouvidoria-Geral da União, serviço ligado ao Ministério da Transparência.

 

O portal E-ouv terá 20 dias para responder às reclamações, prazo que poderá ser prorrogado por mais 10 dias.

 

O Ministério da Transparência não prevê punição se eventualmente um órgão público deixar de apresentar uma resposta ao cidadão. Para o ministro Torquato Jardim, o mais importante do acordo é conseguir uma mudança de cultura no atendimento ao cidadão.

 

A parceria vai integrar inicialmente 95 ouvidorias de instituições e órgãos federais, como Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Ministério do Esporte e universidades federais.

 

A expectativa é integrar gradativamente todas as 306 ouvidorias federais em funcionamento no país até novembro deste ano. O ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior, conta como a parceria vai funcionar na prática.

 

Desde o começo do ano passado, o Instituto Reclame Aqui já registrou cerca de 450 mil reclamações referentes a órgãos públicos. Os Correios lideram a lista de reclamações.

 

A iniciativa também vai servir para o cidadão avaliar o atendimento prestado pelos órgãos públicos, na opinião do presidente do Instituto Reclame Aqui, Maurício Vargas. O portal do Reclame Aqui para serviços públicos está disponível na internet no endereço: cidadao.reclameaqui.com.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique