Temer lança plano de revitalização da bacia do Rio São Francisco

02:05 Geral, Notícias 09/08/2016 - 14h31 Brasília Embed

Jéssica Gonçalves

*Matéria atualizada às 16h16 para complementação de informações.

 

O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foi lançado nesta terça-feira pelo presidente interino Michel Temer. Entre as propostas do comitê gestor do programa estão a proteção e recuperação de nascentes, educação ambiental, coleta e tratamento de resíduos sólidos e a fiscalização ambiental integrada. A previsão é que as ações sejam executadas até 2019.

 

De acordo com o Ministério das Cidades, o plano, chamado de “Novo Chico", prevê o investimento de mais de R$ 1 bilhão nos próximos três anos, em mais de 200 municípios.

 

O Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco foi criado em 2001, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Até agora, foram gastos R$ 8,5 bilhões.

 

Segundo o Ministro da Integração Nacional, Heder Barbalho, mais do que a transposição do São Francisco, é preciso se preocupar com a qualidade da água.

 

Para o presidente interino Michel Temer, a revitalização do São Francisco vai ajudar a preservar a vida humana, animal e vegetal.

 

O detalhamento final do programa vai ficar pronto em 90 dias, depois de ouvidas sugestões de organizações que atuam nos municípios ao longo do São Francisco.

 

Participaram do lançamento o presidente do senado, Renan Calheiros, os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, Sarney Filho, do Meio Ambiente, Helder Barbalho, da Integração Nacional, e Bruno Araújo, ministro das Cidades, o senador Otho Alencar e o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Aroldo Cedraz.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique