Viva Maria: Rede resgata ações em comunicação pelo direito das mulheres latino-americanas

05:48 Geral, Programetes 01/08/2016 - 13h55 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Agosto chegou e que venham as medalhas das Olimpíadas no Brasil. Viva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 

Viva Maria aproveita o clima para compartilhar também suas vitórias. Quem acompanha a trajetória desse programa, por certo, sabe que a data de criação do Viva Maria em 14 de setembro de 1981, desde 1990, entrou para o calendário de luta das mulheres latino-americanas pelo seu pioneirismo e resistência. 

 

1990 foi o ano em que Viva Maria teve seu curso interrompido pela reforma administrativa do então presidente Fernando Collor de Mello, Coincidentemente, justo nesse ano, aconteceu o 1º Encontro Feminista Latino-Americano na cidade de San Bernardo, na Argentina.

 

A ideia de transformar o 14 de setembro no Dia Latino-Americano da Imagem das Mulheres nos Meios de Comunicação partiu de dezenas de jornalistas presentes ao Encontró em San Bernardo como um desagravo à interrupção de um programa que tanto havia feito em defesa dos direitos das mulheres em nosso país, especialmente, no período pré-constituinte.

 

Nesse fim de semana, periodistas reunidas em Buenos Aires resolveram resgatar a história do nosso Viva Maria para que o 14 de setembro passasse a ser comemorado com grandes ações em comunicação pelas mulheres que compõem a recém-criada Rede de Periodistas com Visão de Gênero de Las Américas. 


Coube a periodista do Paraguai Vanessa Rodriguez recontar em espanhol a história do nosso Viva Maria.

 

A psicóloga e escritora Rachel Moreno, que integra o coletivo Mulher e Mídia, foi testemunha desse momento histórico e comemorou com muito otimismo não só a criação da rede como a referência do Viva Maria na orientação das atividades do 14 de setembro. 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.