Comunicadores reforçam importância histórica da Rádio Nacional do RJ

02:58 Geral, Notícias 12/09/2016 - 23h59 Rio de Janeiro Embed

Nanna Possa

Ao som do conjunto Época de Ouro, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro celebrou nesta segunda-feira (12) 80 anos de existência.

 

O evento ocorreu na Casa Brasil, no Boulevard Olímpico Região Portuária do Rio de Janeiro. Na plateia, artistas, comunicadores, técnicos e ouvintes de diferentes gerações.

 

A Nacional criou formatos que se transformaram em padrões para a comunicação de massa, como os programas de auditório e radionovelas.

 

Em 2008, passou a ser integrante da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e teve uma ampla reformulação estrutural, técnica e de conteúdo.

 

O radioator Gerdal dos Santos diz que a inauguração da Rádio Nacional foi um marco.

 

A atriz e radialista Daisy Lúcidi, que está há mais de 45 anos no ar com o programa Alô Daisy, defende que esta memória seja preservada.

 

E não há como falar da Rádio Nacional do Rio de Janeiro sem falar do Edifício A Noite, prédio tombado localizado na Praça Mauá, onde a emissora funcionou até 2012. Desde então, local está fechado e precisando de reforma.

 

A cantora Ellen de Lima, que começou a carreira em programas de calouros da Rádio Nacional e diz a emissora é uma referência.

 

O Edifício A noite pertence à União em conjunto com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). De acordo com o Ministério do Planejamento, o prédio deve ser colocado à venda por licitação na modalidade permuta por área construída. O edital, que está em fase de elaboração, deve ser lançado em novembro deste ano.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique