Presente em 7 estados amazônicos, Cerrado corre risco de extinção

02:27 Geral, Notícias 09/09/2016 - 08h42 Brasília Embed

Renata Martins

Nem só de floresta amazônica é feita a biodiversidade dos estados da Amazônia Legal. O Cerrado está presente no Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Amapá, Roraima e Amazonas. O bioma ocupa mais 20% do território brasileiro. Na região, só não é encontrado no Acre e no Pará.


Isabel Figueiredo, assessora técnica do Instituto Sociedade População e Natureza, explica que a convivência entre os dois biomas aumenta a diversidade biológica. Ela acrescenta que o Cerrado é tão importante para a regulação do clima, do ciclo das águas e da biodiversidade como qualquer outro ecossistema.


É no Cerrado que nascem as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica/Tocantins, São Francisco e a Bacia do Prata. Muitas comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas sobrevivem dos recursos naturais do Cerrado.


O bioma brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo. São quase 12 mil espécies de plantas nativas já catalogadas, mais 800 tipos de aves e quase 200 espécies de mamíferos, além de peixes, répteis e anfíbios.


Mas, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, essa biodiversidade está ameaçada. Inúmeras espécies de plantas e pelo menos 137 espécies de animais do Cerrado correm risco de extinção.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique