Tocha Paralímpica chega ao Rio nesta terça-feira

Publicado em 05/09/2016 - 15:27 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Tocha Paralímpica desembarca no Rio de Janeiro nesta terça-feira (6), por volta das 10h, quando acontece a cerimônia de acendimento da chama, no Museu do Amanhã, na zona portuária.

 

De lá, a tocha segue para dois dias de revezamento, passando por todo o município. No primeiro deslocamento, ela segue para a Lapa, no centro.

 

Em seguida, a tocha percorre os bairros de Vila Isabel e Grajaú, na zona norte, e Campo Grande, na zona oeste. Na parte da tarde e início da noite, o revezamento passa pelos bairros de Bangu, Realengo, Magalhães Bastos, Deodoro e Madureira, todos na zona oeste.

 

Ainda no dia 6, enquanto o comboio estiver a caminho de Madureira, uma solenidade será realizada no Cristo Redentor, às 18h30, com a participação da campeã olímpica Rafaela Silva.

 

Ao todo serão 361 condutores nos dois dias de revezamento.

 

Convidada pelos organizadores, a atleta paralímpica Terezinha Guilhermina vai participar de dois trechos do revezamento, prestigiando seus dois guias.

 

O representante do Comitê Rio 2016 Marcos Elias disse que a escolha dos condutores deixará um legado para a bandeira da inclusão.

 

No dia 7 de setembro, antes da abertura da Paralimpíada, a tocha vai percorrer a orla do Recreio e a Barra da Tijuca. No início da tarde, o revezamento continua na zona sul, na orla do Leblon, Ipanema e Copacabana.

 

O comitê mantém segredo sobre o nome de quem acenderá a pira na abertura dos Jogos, mas garante que será alguém com representatividade para o movimento paralímpico.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo