Viva Maria: Instituto alerta sobre publicidade infantil na internet

10:15 Geral, Programetes 27/09/2016 - 04h00 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Bate palma, Sereia do mar, porque hoje é dia de saudar os dois meninos que adoram brincar. Viva São Cosme e São Damião! Os gêmeos mais festejados do Candomblé e da Umbanda a cada 27 de setembro. Segundo a crença, eles são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru, comida típica da tradição afro-brasileira.

 

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

 

Tradições à parte, atenção motoristas com a correria da criançada pelas ruas em busca das guloseimas. Atenção igual para quem distribui e consome os famosos saquinhos doces. Sobrepeso e obesidade atingem cada vez mais cedo nossas crianças e adolescentes. Nosso país já é o quinto com mais obesos no mundo. E grande parte do problema se deve à falta de educação para o consumo.

 

Tanto assim, que o Instituto Alana, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos aposta em projetos que buscam a garantia de qualidade de vida para nossa infância e juventude. Ela está em campanha permanente contra a prática da publicidade querer fazer da criança a alma do negócio. Que o diga doutora Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana que conversa com a gente agora.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique