Viva Maria: Programa festeja 35 anos na defesa dos direitos das mulheres

09:31 Geral, Programetes 14/09/2016 - 04h00 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Excepcionalmente hoje, quando comemoramos os 35 anos desse nosso programa, queremos recordar a vinheta de abertura que por muitos anos animou a luta das nossas Marias por seus direitos no período pré-constituinte.

 

Quarta-feira, 14 de setembro de 2016! A cada aniversário costumávamos ganhar as ruas para irmos ao encontro da nossa audiência. A repórter Deográcia Pinto, sempre nos ajudava nessa tarefa.

 

Graças ao resgate da autoestima de tantas marias conseguimos empunhar nossas bandeiras contra a violência, a discriminação, o racismo enfim.

 

Sem falar das demandas por políticas públicas. E foi assim que Viva Maria participou das mobilizações que exigiram a criação da primeira DEAM de Brasília, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Nossa ouvinte Joana de Jesus de Oliveira, a Jó se recorda muito bem desse tempo.

 

Ah como eu gostaria de estar hoje abraçada a Jô durante a roda de conversa que vamos fazer no Espaço Cultural da EBC. Com o apoio da ONU Mulheres, vamos estar com a jornalista Marina Pita, representante do Instituto Patrícia Galvão (Agência Patrícia Galvão), que vai compartilhar com a gente as análises de mídia feitas durante a Olimpíada Rio 2016 sobre a imagem das atletas femininas, e a professora da Universidade Católica de Brasília, Bel Clavelin, pesquisadora em Comunicação Social. 

 

Com elas vamos comemorar o Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher na Comunicação, recentemente transformado numa data continental. A psicóloga Rachel Moreno que é escritora e membro do coletivo Mulher e Mídia, conhece bem essa história.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique