Alerj discute em audiência pública privatização da Cedae

Publicado em 05/10/2016 - 19:56 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ficou lotado na manhã desta quarta-feira(5), durante audiência que discutiu a privatização da Cedae, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos.

 

No início da sessão, o presidente da Cedae, Jorge Briard, fez uma longa apresentação sobre o projeto de saneamento básico para o estado e os caminhos que estão sendo trilhados pela companhia.

 

Briard disse que o déficit sanitário no país é muito grande, que são necessários recursos federais, estaduais e de empresas, mas que isso precisa ser feito de forma a garantir a qualidade da água para a população.

 

O presidente afirmou, ainda, que “entregar a operação da cidade do Rio para a iniciativa privada é acabar com a Cedae” e apresentou uma alternativa à proposta que está sendo discutida pelos governos federal e estadual e o BNDES.

 

O modelo apresentado corresponde a uma fração da proposta do BNDES, que prevê conceder os serviços nas 64 cidades atendidas pela companhia.

 

O secretário-geral do Sindicato de Saneamento e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Paulo Sérgio Farias, disse que a privatização “prejudicaria a população mais pobre”. Ele defende que a distribuição de água e o tratamento de esgoto permaneçam como atribuição do estado.

 

Durante a audiência, o deputado Luís Paulo pediu ao presidente Cedae uma cópia do ofício encaminhado pelo governador em exercício, Francisco Dornelles, que pediu a inclusão da Companhia no Programa de Parcerias e Investimentos do governo federal. Procurado, o governo do estado disse que não se pronunciaria sobre o assunto.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo