Maioria do STF decide que desaposentação é ilegal

Publicado em 27/10/2016 - 07:35 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 7 votos a 4, que a desaposentação só pode valer se for regulamentada pelo Congresso Nacional.

 

O julgamento, que começou em 2010, foi concluído nessa quarta-feira (26).

 

A desaposentação ocorre quando uma pessoa que já se aposentou voltar a trabalhar, contribui para a Previdência e acumula os benefícios.

 

Adão Alves de Souza está nessa situação. Ele faz controle de qualidade em uma montadora de caminhões. Trabalhou durante 38 anos, contribuiu, se aposentou e, depois, decidiu voltar ao batente.

 

Lá se vão 16 anos que Adão voltou a trabalhar com carteira assinada e, consequentemente, todo mês uma parte do salário dele vai para a Previdência Social. A Justiça permitiu que Adão acumulasse os benefícios. Agora, ele está com medo.

 

Casos como o de Adão, que conseguiu acumular os benefícios, são exceções. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Carlos Ortiz, a maioria das pessoas que voltam a trabalhar depois de se aposentar não conseguem isso.

 

O governo comemorou. Pela previsão da advogada-geral da União, Grace Mendonça, se a União perdesse na Justiça, o impacto da desaposentação seria de R$ 7,7 bilhões ao ano.

 

O governo informou que o INSS vai se debruçar sobre todos os casos em que trabalhadores conseguiram aumentar os benefícios com a desaposentação. Nos casos em que ainda cabe recurso, a autarquia vai recorrer. Nas decisões transitadas em julgado, quando não cabe recurso, o INSS pretende mover ações para suspender o pagamento adicional do benefício.

 

O debate sobre desaposentação deve ser retomado quando o governo encaminhar para o Congresso Nacional a proposta de Reforma da Previdência.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo