Seca avança e assume contornos severos no Nordeste

Publicado em 24/10/2016 - 07:23 Por Edwirges Nogueira - Fortaleza

Os cenários de seca extrema e seca excepcional cresceram no Nordeste e abrangem partes de todos os nove estados. É o que mostra o mapa de setembro do Monitor de Secas do Nordeste do Brasil.

 

O Ceará é um dos que apresentam maior avanço da estiagem. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 75% do território do estado apresenta seca extrema ou seca excepcional.

 

O meteorologista da fundação, Raul Fritz, explica as condições que levam a esse avanço da seca.

 

Sonora: "Já era esperado. Porque de agosto para setembro as médias das chuvas mensais são muito baixas. Quase insignificante. A gente tem, no máximo, um chuvisco ao longo litoral, esporadicamente. Sem chuva, as condições de seca tendem a se agravar. As condições já vinham secas, daí pioraram ainda mais."

 

Em Quixadá, a cerca de 200 km de Fortaleza, não se vê chuva desde o fim da quadra invernosa deste ano, período que vai de fevereiro a maio, que concentra a maior parte da chuva no estado. O presidente da Associação dos Agricultores do Distrito de Riacho Verde, Francisco Rodrigues, fala sobre as dificuldades no local.

 

Sonora: "A maioria dos produtores já não se encontra mais com rebanho. Do gado, teve que se desfazer. Pra não ver morrer. E alguns que têm ainda é um desespero né. Tá difícil."

 

O Ceará enfrenta em 2016 o quinto ano de seca seguida. A Funceme deve se pronunciar sobre a estação chuvosa de 2017 somente em janeiro. De acordo com a fundação, ainda não há definições sobre as condições dos oceanos Atlântico e Pacífico, que influenciam as chuvas no estado.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo