Câmara de Vereadores proíbe o uso do Uber no Rio

Aplicativo

Publicado em 17/11/2016 - 19:11 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O projeto de lei que proíbe o uso do aplicativo Uber no Rio de Janeiro foi aprovado nesta quarta-feira na Câmara Municipal da capital fluminense.

 

Foram 32 votos a favor e nenhum contra o projeto da vereadora Vera Lins, do PP, que proíbe o uso de carros particulares para o transporte remunerado de pessoas, estando ou não cadastrados em aplicativos ou sites.

 

O texto será encaminhado ao prefeito Eduardo Paes que, assim que receber, terá 15 dias úteis para sanção ou veto.

 

Por ora, a Uber funciona amparada por uma liminar concedida em abril pelo Tribunal de Justiça, que garante aos motoristas credenciados no aplicativo o direito de exercer a atividade.

 

Em nota, a empresa do aplicativo ressaltou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que diz que "o serviço prestado pela Uber e pelos motoristas parceiros tem fundamento na Constituição Federal e previsão expressa em lei federal".

 

O aplicativo ainda cita a decisão da juíza que garantiu que os motoristas pudessem continuar prestando seus serviços na cidade e que, por esta razão, a Uber “vai continuar operando normalmente no Rio ".

 

O motorista do Uber, Vítor De Souza Antunes, disse que a proibição, se de fato acontecer, vai aumentar o desemprego, já que muitas pessoas, assim como ele, têm como fonte de renda o serviço de transporte.

 

Até esta quinta-feira, a prefeitura não tinha sido notificada sobre o projeto, que corre desde 2015 na Câmara Municipal.

 

Em seu plano de governo, o prefeito eleito Marcelo Crivella promete regulamentar o aplicativo e "garantir que o ISS recolhido pela Uber sobre as viagens originadas na cidade deixe de ir para São Paulo e seja utilizado exclusivamente para financiar um programa de subsídios voltado para a modernização e manutenção da frota de táxi da cidade". As medidas, segundo o texto, serão implementadas a partir de 2018.

Últimas notícias
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo