Ibama investiga vazamento de óleo perto de obra de hidrelétrica na Amazônia

02:54 Geral, Notícias 18/11/2016 - 08h51 Brasília Embed

Renata Martins

O Ibama investiga as causas de um vazamento de óleo no Rio Teles Pires, nas proximidades onde a Hidrelétrica de São Manoel está sendo construída, na divisa do Mato Grosso com o Pará. No último domingo (13), o órgão foi comunicado pela Energia São Manoel, empresa responsável pela obra.


Uma equipe do Ibama sobrevoou o local na segunda-feira (14) e constatou o óleo na água. Mas em novo sobrevoo, no dia seguinte, não era mais possível identificar a mancha.


Fernanda Perilo, coordenadora de Emergências Ambientais do Ibama, informou que uma equipe ainda está no local verificando as possíveis origens desse evento.


Para Fernanda Peril, tudo indica que a fonte de vazamento cessou e que o óleo se dispersou naturalmente.


Mas, de acordo com a advogada Juliana Batista, do Instituto Socioambiental (ISA), indígenas de comunidades distantes mais de 20 horas de barco relatam a presença de óleo.


Na área, divisa do Mato Grosso com o Pará, vivem indígenas das etnias Kaiabí e Munduruku. De acordo com o a liderança indígena Taravy Kayabi, o vazamento comprometeu a pesca e o abastecimento de água para cerca de 300 índios, de nove aldeias mais próximas da usina.


A Energia São Manoel informou que acionou o plano de contingência da empresa e está fazendo a distribuição de água e alimento para as aldeias do seu entorno.


De acordo com Taravy Kayabi, uma reunião com representantes do Ministério Público Federal e da Secretaria de Saúde Indígena, para discutir o tratamento da água, deve acontecer na próxima terça-feira (23), no município de Alta Floresta (MT).

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique