Internação em UTI de hospital do Mato Grosso é suspensa por causa de superbactéria

01:09 Geral, Notícias 25/11/2016 - 14h50 Brasília Embed

Graziele Bezerra

A UTI do Hospital Regional de Sorriso (MT) está interditada temporariamente para novas internações, por riscos de contaminação pela superbactéria KPC.


Uma das pacientes internadas no local foi diagnosticada com a bactéria e isolada, para evitar o contato com outras pessoas.


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, alguns pacientes tiveram alta logo após a detecção da bactéria. Os demais chegaram a ser retirados da UTI para evitar a transmissão cruzada, mas retornaram depois da higienização do local e de todos os utensílios e materiais.


A KPC é uma bactéria resistente a antibióticos e a transmissão ocorre em ambiente hospitalar, por meio do contato com secreções do paciente infectado.


O Ministério da Saúde informou que o primeiro registro de KPC no Brasil foi em 2005, mas em outros países ela já existe há mais tempo, como na Dinamarca, França e Estados Unidos, países considerados com alto padrão de higienização nos hospitais.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique