Justiça mantém funcionamento do Uber no Rio de Janeiro

Mobilidade Urbana

Publicado em 29/11/2016 - 19:05 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O embate sobre o funcionamento do aplicativo Uber no Rio de Janeiro continua. Apesar da sanção do prefeito Eduardo Paes à lei que proíbe o serviço, uma nova decisão da Justiça, proferida nesta segunda-feira (28), garantiu a manutenção da atividade.

 

A liminar mantida endossa uma determinação que, em abril, garantiu que nem a prefeitura do Rio e nem o Departamento de Transportes Rodoviários Terrestres (Detro) poderiam impedir o serviço. A decisão, da 17ª Câmara Cível, também estabelece multa de R$ 50 mil  em caso de desrespeito.

 

A nova determinação se deu em razão da publicação, também nesta segunda-feira (28), da Lei Municipal 6.106, que proíbe o uso de carros particulares para o transporte remunerado.

 

Para a desembargadora Márcia Ferreira Alvarenga, a lei entrou em vigor sem o prazo para que os operadores do direito tenham pleno conhecimento da norma, o que seria de se esperar, segundo ela, em uma questão de significativa repercussão social.

 

Por nota, a Uber afirmou que a liminar do Tribunal de Justiça garante o direito de mais de 1,2 milhão de usuários do aplicativo escolherem como se deslocar na cidade e de trabalhadores continuarem a gerar renda. Já a prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, informou que cumprirá a determinação judicial.

Últimas notícias
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo