Leonardo Meirelles é o primeiro a percorrer o Brasil usando apenas a força humana

02:27 Geral, Notícias 19/11/2016 - 09h18 Brasília Embed

Patrícia Leite

Leonardo Meirelles é administrador de imóveis, tem 51 anos. É o primeiro brasileiro a conhecer todo o território nacional usando apenas a força humana.

 

O multiatleta percorreu o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste e não foi avião ou de carro. Leonardo partiu para o desafio de conhecer o Brasil em busca da realização pessoal. E fez tudo a pé, de bicicleta ou de caiaque.

 

Sonora: “Fiquei muito contente de estar fazendo uma coisa inédita e de ter ganho, de ter sido o primeiro do mundo a fazer isso.”

 

A missão foi realizada em duas etapas. A primeira foi em 2014 quando cruzou o país de Norte a Sul. Foram mais de 6 mil quilômetros, do Marco 11A, do Monte Caburai, até Santa Vitória do Palmar, no Arroio do Chuí.

 

Este ano, ele fez de Oeste a Leste, do marco 76 até Ponta do Seixas. Mais de 5 mil quilômetros. Fácil? Não foi.

 

Sonora: “A Oeste-Leste, nela foram as estradas de terra. Peguei uns 1,5 mil quilômetros de terra. Muita trepidação, muito calor também, umidade do ar baixa. Essas foram as maiores dificuldades. Além de registro de assaltos também.”

 

Ele levou 265 dias pelo Brasil. Foram 247 mil quilômetros remando, 68 mil caminhando e 12 mil pedalando. E de perder peso ele entende bem. Nas duas aventuras, foram 20 quilos a menos. E não foi só isso. Ficou doente, teve mais de 16 gripes, cansaço, sinusites e muita frustração também. Por falta de apoio e patrocínio.

 

Sonora: “Fiquei muito frustrado por não conseguir apoio nenhum. Não consegui editora pra publicar um livro. Não consegui patrocinadores. Tudo por conta própria.”

 

Mas, no final, sentiu orgulho do que fez e já tem novas metas.

 

Sonora: “Pretendo fazer um filme, um documentário sobre as duas viagens. Eu tenho cerca de 60 horas de vídeo e 60 mil fotos.”

 

Com ou sem patrocínio, Leonardo Meirelles segue em frente. Acumulando lembranças, fotos, vídeos, escrevendo seu livro, contando tudo o que viu e passou e por que não dizer, fazendo novos planos.


*Colaborou: Natália Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique