Chuva recupera níveis de bacia do DF, mas volume ainda é insuficiente

01:14 Geral, Notícias 27/12/2016 - 22h34 Brasília Embed

Katiana Rabelo

A chuva resolveu voltar nesta semana. Mesmo assim, a recuperação do volume útil do reservatório do Descoberto ainda está lenta. A Bacia do Descoberto é a principal no abastecimento de água do Distrito Federal.

 

A Caesb avalia que o ritmo de recuperação dos níveis do Lago do Descoberto é insuficiente. Isso porque o volume de chuva de setembro a dezembro ficou abaixo da média histórica. Para se ter uma ideia, o volume útil do reservatório em dezembro do ano passado ficou em torno de 50%. Neste mês, o percentual ainda está abaixo de 25%.

 

A situação ainda é preocupante, mesmo com a colaboração dos moradores do Distrito Federal, que estão gastando menos água. De acordo com a Caesb, a conscientização do povo permitiu reduzir a vazão de captação na Bacia do Descoberto, ou seja, teve diminuição na quantidade de água retirada para tratamento e distribuição aos consumidores.

 

Em setembro, a vazão média semanal era da ordem de 5.100 litros por segundo. Agora em dezembro, o volume captado está na ordem de 4.300 litros por segundo, uma redução de quase 16%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique