Conselho aponta falta de medicamentos em hemocentro do Rio

Cremerj

Publicado em 08/12/2016 - 10:35 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Unidades de saúde do Estado do Rio de Janeiro passam por problemas graves. Os dados são baseados em denúncias de médicos e funcionários a diretores do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), que constatou a gravidade da situação em 12 unidades. São nove hospitais, um posto de saúde, uma unidade de pronto-atendimento e um hemocentro. 


De acordo com o conselho, a situação persiste desde o ano passado, quando alguns hospitais da capital e região metropolitana, como o Albert Schweitzer, o Getúlio Vargas, o Adão Pereira Nunes e o Hospital da Mulher, restringiram o atendimento de emergência e o número de leitos pela metade.


Uma das denúncias é que o Hemorio não atenderá  novos pacientes por falta de medicamentos.

 

Soraia Pereira se trata no instituto há 4 anos. Ela conta que passou por problemas no hemocentro, quando precisou fazer um segundo transplante de medula.
 


A professora Vanda de Souza relata que um dos medicamentos usados para tratar a leucemia de seu filho está em falta.
 


O Hemorio informou por nota, que, no momento, o estoque de analgésicos, medicamentos para quimioterapia, soro, luvas estéreis, gazes e seringas está em dia.

 

A Secretaria de Estado de Saúde afirma que todas as suas unidades seguem em funcionamento e que, desde o início do ano, recebe cerca de 40% do orçamento estadual previsto.

 

Segundo a Fazenda Estadual, não há disponibilidade de mais valores para repasse, em função dos cortes realizados para ajuste das contas do governo.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo