Desmatamento na Amazônia cresce quase 30% em um ano

Inpe

Publicado em 01/12/2016 - 08:52 Por Maíra Heinen - Brasília

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estima que o desmatamento na Amazônia teve crescimento de 29%, em 2016.


A taxa de remoção por corte raso, quando há a remoção de toda a vegetação de uma área, foi de quase 8 mil quilômetros quadrados entre agosto do ano passado e julho deste ano.


O número é alto, visto que o país não atingia a marca de 7 mil quilômetros quadrados desmatados desde 2010.


A maior taxa de desmatamento da Amazônia Legal foi no Pará, mais de 3 mil quilômetros quadrados. Mas o Amazonas foi o estado com maior aumento de devastação: 54% superior ao período 2014-2015.


Acre e Mato Grosso tiveram queda nas taxas, mas o Mato Grosso continua como segundo estado com maior área desmatada.


Os dados são registrados por satélite em áreas que tem mais 6,25 hectares. 


Organizações não governamentais lamentaram os resultados. Para o Greenpeace, por exemplo, a perda de controle ilustra a falta de ambição do governo em lidar com o desafio de cessar a perda de florestas.


O Instituto Socioamental (ISA) ressaltou que a divulgação do novo dado coloca na berlinda a capacidade do Brasil de cumprir seus compromissos de zerar as derrubadas ilegais no Brasil, até o ano de 2030.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo