Em Brasília, manifestantes defendem desde reforma política até a volta da monarquia

01:18 Geral, Notícias 04/12/2016 - 15h03 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O protesto deste domingo reuniu 5 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo a Polícia Militar. Não houve registro de ocorrência grave. A PM interditou o trânsito entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Praça dos Três Poderes. Todos os manifestantes foram revistados.


O analista de sistemas Spartacus Marques resumiu os motivos que o levaram ao protesto e defendeu a volta da monarquia.


Sonora: "Revolta por tudo que está acontecendo no país. Principalmente pelo que aconteceu nessa semana, que os deputados inseriram aquele capítulo nas 10 medidas,  sem nenhum debate. Estamos aí pelo fim do foro privilegiado. Pelo Renan, que, pra mim, tem que cair fora. Eu sou a favor do parlamentarismo monárquico porque acho que tem que separar a chefia de Estado da chefia de governo. Acho que é muito poder para o presidente. E o monarca é mais independente."


A militar Andréa Bernardo pediu uma ampla reforma política.


Sonora: "Acho que trocar tudo, mudar tudo e acabar com tudo o que tem aí é a única solução."


Alguns manifestantes aplaudiam quando passavam os carros da polícia. Outros entraram no espelho d'água do Congresso Nacional, sem ser incomodados. Mil e quinhentos policias militares participaram do esquema de segurança.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique