Governo do Rio reforça combate ao Aedes neste verão

Chikungunya

Publicado em 27/12/2016 - 09:00 Por Nanna Pôssa - Brasília

A Secretaria Estadual de Saúde não descarta um surto de chikungunya no Rio de Janeiro, neste verão. Por isso, o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti está sendo reforçado.


De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, ainda em janeiro as Forças Armadas vão apoiar nas ações de prevenção em dez municípios do Rio.


Os casos de febre chikungunya no Rio cresceram muito em um ano. Em 2015, foram 105 ocorrências. Já de janeiro de 2016 ao início deste mês foram mais de 15,2 mil notificações de pacientes com suspeita da doença.


Além disso, neste ano dez pessoas morreram por causa da chikungunya no estado. Os dados são do último boletim enviado no dia 6 de dezembro. Este aumento preocupa o subsecretário de Vigilância em Saúde.


O número de casos de dengue também cresceram neste ano. De janeiro ao final de novembro do ano passado foram quase 66 mil casos. Já de janeiro ao início de dezembro deste ano foram mais de 67,6 mil notificações.


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 90% dos municípios do Rio de Janeiro já estão com planos de contingência aprovados pelos conselhos municipais de saúde.


O mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão dos vírus causador da dengue, zika e a chikungunya.


A campanha “10 Minutos Salvam Vidas”, busca incentivar a população a tirar 10 minutos, por semana, para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo