MPF recorre contra arquivamento da Operação Turbulência

Ação Penal

Publicado em 01/12/2016 - 08:21 Por Sumaia Vilela - Brasília

O Ministério Público Federal (MPF) da 5ª Região recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o arquivamento da ação penal da Operação Turbulência.


O trancamento da ação foi decidido pela Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), no dia 8 de novembro.


Os desembargadores concordaram, por maioria de votos, com o argumento da defesa de Apolo Santana Vieira, de que não era possível apresentar a denúncia da forma realizada pelo Ministério Público.


O órgão separou as acusações e denunciou os réus apenas pelo crime de organização criminosa, determinando que as investigações referentes à lavagem de dinheiro continuassem.


O autor do recurso, procurador regional da República Joaquim José de Barros Dias argumentou que o arquivamento contraria a Lei Federal nº 12.850/2013.


Para conseguir o resultado, a defesa de Apolo Vieira argumentou que no processo não constam indícios suficientes das ilegalidades cometidas pela organização para que ela seja classificada como criminosa.


Já o procurador, considera que os fatos que constam na denúncia são suficientes para manter a ação penal. Além disso, segundo ele, a Justiça poderia pedir a junção de novas provas ao processo.


A Operação Turbulência foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), em junho, para apurar um suposto esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado mais de R$ 600 milhões, desde 2010.


A suspeita é de que a organização financiou campanhas eleitorais do ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos, inclusive para a compra da aeronave usada na campanha de 2014, cuja queda matou Campos e mais seis pessoas, em São Paulo.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo