Minas Gerais registra 109 casos confirmados de febre amarela

01:52 Geral, Notícias 30/01/2017 - 21h53 Belo Horizonte Embed

Léo Rodrigues, da Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais publicou novo boletim epidemiológico nesta segunda-feira (30) com dados do surto de febre amarela no estado. Já são 712 notificações, envolvendo 51 municípios.

 

Deste total, 109 casos estão confirmados e outros 19 foram descartados. As demais notificações seguem em análise. 89% das confirmações envolvem pacientes do sexo masculino.

 

Os dados também apontam que 40 pessoas que contraíram a doença em Minas Gerais morreram. Outras 70 mortes ainda são investigadas. Além das vítimas de Minas Gerais, três pessoas que contraíram febre amarela em São Paulo e uma que foi infectada no Espírito Santo também morreram.


Este já é o maior surto de febre amarela no Brasil desde 1980, quando o Ministério da Saúde passou a disponibilizar dados da série histórica. Até então, o ano com o quadro mais grave havia sido 2000, com 85 casos confirmados e 40 mortes.

 

A principal ação de enfrentamento à doença é a vacinação. O imunizante é ofertado gratuitamente nos postos de saúde. A aplicação ocorre em dose única, devendo ser reforçada após 10 anos.

 

No caso de crianças, o Ministério da Saúde recomenda a administração de uma dose aos nove meses e um reforço aos 4 anos.

 

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informa que o estado está abastecido. Já foram distribuídas mais de 3 milhões de doses da vacina em todo o estado. Cerca de 1,5 milhão de doses foram aplicadas na população mineira, sendo 990 mil apenas nos municípios afetados.

 

Nestas cidades, está em curso uma intensificação vacinal, com ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde, inclusive nos finais de semana.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique