Moradores desocupam prédio no centro do Rio

Reintegração

Publicado em 31/01/2017 - 19:19 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Polícia Militar realizou, na manhã desta terça-feira(31), uma operação de reintegração de posse em um prédio localizado na Lapa, região central do Rio de Janeiro, na Rua Visconde do Rio Branco, que ficou interditada durante a ação.

 

O edifício de quatro andares foi ocupado, segundo a Defensoria Pública do estado, há cerca de um ano por aproximadamente 20 famílias. Após a ordem de despejo, as famílias iniciaram a retirada dos pertences do local. Com a mediação da Defensoria Pública do estado e de autoridades do Poder Público, a Polícia Militar não precisou entrar no edifício.

 

Durante ação, que durou cerca de três horas, houve um princípio de tumulto, que foi rapidamente controlado.

 

A defensora pública do Estado, Adriana Bevilaqua, que acompanha o caso, disse que as famílias que ocuparam o prédio vivem em situação de extrema precariedade e que não tem como solucionar a questão habitacional por conta própria.

 

Uma das moradoras do edifício, Aline Aparecida, que está desempregada, disse que saiu da casa da mãe para ocupar o espaço em busca de mais independência. Ela sabia, no entanto, que precisaria deixar o local a qualquer momento e afirmou que as famílias, muitas com crianças pequenas, não têm para onde ir.

 

A prefeitura ofereceu um abrigo na Ilha do Governador, mas as famílias consideram o local distante do centro, onde a maioria trabalha como camelô. A Defensoria Pública, que segue monitorando a ação, quer que os objetos dos moradores sejam levados a locais indicados por eles, no serviço de frete disponibilizado pelo dono do imóvel.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo