Operação policial desocupa garimpo ilegal em Mato Grosso

Pontes e Lacerda

Publicado em 24/01/2017 - 13:14 Por Michelle Moreira - Brasília

Cerca de 100 agentes das forças de segurança do Mato Grosso participam hoje (24) da desocupação da área de garimpo ilegal na Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda, a cerca de 480 quilômetros de Cuiabá.


Aproximadamente 50 pessoas invadiram o local em dezembro do ano passado. Esta é a terceira grande ocupação irregular da área de propriedade da União. 


Desde o início da invasão, o secretário estadual de Segurança Pública, Rogers Jarbas, havia anunciado que o estado tinha condições de fazer a desocupação, mas não tinha capacidade de manter o policiamento ostensivo no local após a operação. 


Foi então solicitada reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para pedir apoio da Força Nacional.


Mas, segundo o secretário, a agenda foi cancelada. Para evitar o crescimento da ocupação, o estado ordenou a operação de retirada das pessoas do local. 


O secretário diz que a ideia é que a desocupação seja da forma mais tranquila possível e que policiais serão mantidos no local por mais dez dias. 


Ainda sobre o garimpo ilegal, a Justiça Federal em Cáceres (MT), determinou que as forças policiais da União e do estado apresentem, em dez dias, projeto para desocupação e isolamento da área, sob pena de multa de R$ 50 mil por dia.


A Justiça também determinou a manutenção da desocupação com policiamento ostensivo, bem como retomada imediata da área pelas empresas que receberam autorização para explorar a pesquisa no local.


O secretário Rogers Jarbas alega que ainda não foi notificado da decisão judicial.


Por nota, o Ministério da Justiça informa que não tem como confirmar nenhuma informação relacionada ao garimpo ilegal em Pontes e Lacerda.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo