Organizações assinam pacto para conservar a Amazônia

Meio Ambiente

Publicado em 30/01/2017 - 09:10 Por Graziele Bezerra - Brasília

Organizações não governamentais, empresas, membros da sociedade civil e órgãos do governo assinam hoje (30), em Belém, um pacto pela conservação na Amazônia Brasileira.

 

A “Aliança pela Restauração na Amazônia” tem o objetivo de combater a destruição da floresta. Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), o desmatamento do bioma, em 2016, foi o maior registrado nos últimos quatro anos.

 

A Conservação Internacional Brasil é promotora dessa aliança. O vice-presidente da ONG, Rodrigo Medeiros, explica como será a atuação dos envolvidos na restauração da floresta.

 

Sonora: "Que essas organizações trabalhando juntas elas possam ampliar a escala da restauração, desenvolvendo, em conjunto, novas técnicas de abordagens para desenvolver isso, visando principalmente redução de custo dessa restauração da Amazônia, mas também tendo a capacidade de atrair mais recursos financeiros que vão ficanciar esses projetos."

 

Ainda de acordo com o ambientalista, a iniciativa vai ajudar o Brasil a cumprir a meta assumida na Convenção Internacional do Clima de restaurar 12 milhões de hectares de florestas.

 

Sonora: "A ideia é que a gente consiga sair para uma estratégia de atuação em que a gente consiga de fato, dentro dos próximos 15 anos, atingir essa meta de restauração. Dos 12 milhões do Brasil, a gente tem uma estimativa que pelo menos entre 4 e 5 milhões dessas áreas estão localizadas na Amazônia."

 

O Amazônia Live Rock in Rio é uma das iniciativas que fazem parte da Aliança pela Restauração da Amazônia. O projeto do festival de rock tem o compromisso de plantar mais de três milhões de árvores na floresta.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo