Trens e barcas ficam mais caros a partir de fevereiro no Rio

Transporte

Publicado em 23/01/2017 - 18:27 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

As tarifas dos trens e barcas do Rio de Janeiro serão reajustadas em fevereiro. O aumento foi determinado em dois decretos publicados pelo governador Luiz Fernando Pezão no Diário Oficial desta segunda-feira.

 

A partir do dia 12 de fevereiro, a tarifa social das barcas, que atualmente é de 4 reais e 10 centavos, passará a custar 5 reais. Já o transporte ferroviário, a nova tarifa começa a valer 10 dias antes, no dia 2 de fevereiro. A passagem passa de 3 reais e setenta centavos para 4 reais e vinte centavos.

 

Os valores foram fixados em deliberações publicadas no dia 27 de dezembro pela Agetransp, Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transportes.

 

Os decretos visam à diminuição do subsídio dado pelo estado às concessionárias. Um deles cita, inclusive, a "necessidade de equilíbrio das contas públicas" e a "grave crise econômico-financeira que torna obrigatória a redução e otimização das políticas públicas, incluindo as da modalidade de subsídio tarifário".

 

O valor do Bilhete Único Intermunicipal também foi reajustado no início deste ano, e o aumento foi parar na Justiça. O valor já havia subido de 6 reais e 50 centavos para 8 reais no dia 1º de janeiro, e o governo do estado decretou novo reajuste, que passaria a valer a partir de 13 de fevereiro e elevaria o valor das passagens para 8 reais e 55 centavos.

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio pediu a suspensão da medida na Justiça, que concedeu liminar impedindo que o reajuste fosse efetivado.

 

O bilhete único permite que os usuários façam até duas viagens, no intervalo de três horas, em ônibus, metrô, trem, barcas, vans legalizadas e BRT, pagando o valor de 8 reais.

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo