Governo do DF adota medidas para economizar uso de água na agricultura

01:26 Geral, Notícias 03/02/2017 - 10h56 Brasília Embed

Gésio Passos

Medidas para economizar água na agricultura estão sendo colocadas em prática nos rios que compõe a Bacia do Rio Descoberto.


A ação começou com a canalização das vias de irrigação em Brazlândia, um dos maiores polos agrícolas do Distrito Federal.


A agricultura consome 80% da água daquela bacia, o que compromete o abastecimento do Distrito Federal. 


Além da canalização, estão previstas medidas de proteção das nascentes e de troca de sistemas de irrigação mais econômicos.


O governo do Distrito Federal prevê gastos de R$ 60 milhões com as medidas, sendo que só tem garantido no orçamento metade desses recursos. 


Segundo Hercílio Matos, subscretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, não está prevista nenhuma cobrança de água ao agricultor. A proposta é evitar o desperdício. 


A região da Bacia do Descoberto é responsável pela produção de 40% das hortaliças e frutas consumidas no Distrito Federal.


As medidas planejadas pelo governo podem assegurar uma economia que representa o abastecimento de Samambaia e Ceilândia juntas, duas das maiores regiões administrativas do Distrito Federal.

 

* Matéria atualizada às 14h45 de 03/02/17 para adequação de título.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique