Hemorio estimula cariocas a doarem sangue neste Carnaval

Saúde

Publicado em 03/02/2017 - 08:49 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Com a proximidade do Carnaval e a chegada de milhares de turistas à capital carioca, o Hemorio, central de distribuição de sangue no estado, convoca a população para doar sangue.


A 14ª edição da campanha “Vista a fantasia da solidariedade”, lançada nessa quinta-feira (2), tem o objetivo de garantir o estoque no Carnaval, época em que há baixa significativa no número de doações.


De acordo com a enfermeira Simone Fonseca, responsável pelo setor de promoção e doação de sangue do Hemorio, o ideal é chegar à média de 300 doações diárias.


Ela ressalta que uma doação pode salvar até quatro vidas.


A abertura da campanha contou com a participação da bateria da Portela e da Corte do Carnaval. A madrinha da campanha, Bianca Monteiro, ressaltou a importância da conscientização e da solidariedade.


O mecânico Valcimar Rodrigues conta que se tornou doador há 20 anos, quando seu tio precisou de sangue e, desde então, contribui com ao menos uma doação ao ano.


Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque Sangue, no telefone 0800 282 0708.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo