História Hoje: Primeira turnê dos Beatles nos EUA foi há 53 anos

02:40 Geral, Programetes 07/02/2017 - 07h00 Brasília Embed

Apresentação Dilson Santa Fé

Sete de fevereiro de 1964, milhares de fãs paralisam o aeroporto de Nova York. Foi a primeira turnê da banda de Liverpool nos Estados Unidos. Em meados de janeiro, a música “I want to hold your hand” vendeu 1,5 milhão de cópias na terra do Tio Sam, em apenas quatro dias. Rapidamente, o grupo alcançou a liderança das paradas de sucesso com o álbum Meet The Beatles. Foi o cenário perfeito para a primeira turnê dos jovens ingleses.

 

A estratégia de promoção pra conquistar o coração da indústria musical americana começou praticamente dois meses antes, enquanto os garotos britânicos trabalhavam duro em Paris. O disco entrou na parada em 83º lugar, pulando 40 posições uma semana depois e chegando ao topo no dia 15 de janeiro de 1964.

 

A conquista dos Estados Unidos começou quando o voo 101 da Pan Am aterrissou em Nova York, no aeroporto internacional da cidade, que tinha acabado de ser batizado de John Fitzgerald   Kennedy, um tributo ao presidente assassinado. Assim que os Beatles pisaram pela primeira vez em solo americano, milhares de fãs entraram em delírio. A maioria, garotas frenéticas saudando os rapazes de Liverpool.

 

Antes da primeira turnê nos Estados Unidos, a gravadora armou um esquema de divulgação com peças publicitárias e aparições promocionais. Ed Sullivan Show, o programa de auditório mais popular do país daquela época, resistiu à participação do quinteto britânico. Mas a apresentação dos Beatles, ao vivo, naquela noite de domingo é ainda hoje uma das maiores audiências da televisão norte-americana. A visita dos Beatles aos Estados Unidos foi um marco também para outras bandas inglesas e europeias se tornarem conhecidas no maior mercado consumidor de discos do mundo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique