História Hoje: Saiba mais sobre o assassinato em massa de judeus na 2ª Guerra

03:27 Geral, Programetes 20/02/2017 - 07h00 Brasília Embed

Apresentação Gláucia Gomes

No dia 20 de fevereiro de 1941, instalou-se o holocausto, o genocídio ou assassinato em massa de judeus realizado durante a 2ª Guerra Mundial, sob a liderança de Adolf Hitler. Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do holocausto, dois terços foram mortos. Quarenta mil instalações foram utilizadas pelos alemães para concentrar, manter, explorar e matar judeus e outras vítimas.

 

A perseguição e o genocídio foram realizados em etapas. Campos de concentração foram criados e os presos enviados para lá eram submetidos a trabalho escravo até morrerem de exaustão ou por alguma doença. Quando a Alemanha ocupou novos territórios na Europa Oriental, unidades paramilitares especializadas chamadas Einsatzgruppen assassinaram mais de um milhão de judeus e adversários políticos por meio de fuzilamentos em massa.

 

Os alemães confinaram judeus e ciganos em guetos superlotados, até serem transportados, através de trens de carga, para campos de extermínio, onde, se sobrevivessem à viagem, eram sistematicamente mortos em câmaras de gás. Cada ramo da burocracia alemã estava envolvido na logística que levou ao extermínio, o que faz com que alguns classifiquem o Terceiro Reich como "um Estado genocida".

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique