Juiz pede interdição de penitenciária amazonense de Maués

Sistema Carcerário

Publicado em 09/02/2017 - 10:45 Por Bianca Paiva - Manaus

Presídio com superlotação no interior do Amazonas pode ser parcialmente interditado. O pedido foi feito pelo juiz Rafael Brito, que constatou problemas na Penitenciária de Maués, a 280 quilômetros de Manaus. O local, com capacidade para 60 detentos, abriga quase o dobro: 116. 


Na decisão, o juiz também estipulou um prazo de até seis meses para a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap) concluir as obras do novo presídio e providenciar a transferência dos detentos.


A pena será de R$ 1 milhão por mês em caso de descumprimento. O governo amazonense ainda pode recorrer dessa decisão. 


Os problemas são antigos e a demanda também. O defensor público Daniel Britto, que atuava em Maués, moveu uma ação há três anos. Ele lembra os problemas identificados em 2014.


Na decisão desta semana, o juiz Rafael Brito destacou que a direção do presídio fez algumas pequenas reformas, mas que ainda são insuficientes.


Segundo ele, há fissuras e trincas nas paredes que causam infiltrações, vazamentos, mofo e bolor nas celas. A unidade também não tem agentes penitenciários e registra fugas com frequência. 


Segundo o magistrado, a Seap informou que cerca de 74% das obras do novo presídio já foram concluídas e o local terá capacidade para 120 presos. 


A reportagem solicitou um posicionamento da Secretaria de Administração Penitenciária e aguarda retorno.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo