Transporte público em Belo Horizonte terá esquema especial no carnaval

02:10 Geral, Notícias 24/02/2017 - 15h39 Belo Horizonte Embed

Léo Rodrigues

O maior carnaval da história de Belo Horizonte exigirá do poder público uma gestão eficiente para atender a demanda por transporte dos foliões. A expectativa é que as ruas sejam ocupadas, entre hoje (24) e quarta-feira (1º), por quase 2,5 milhões de pessoas. 

 

Um quadro de funcionamento específico para o carnaval foi montado levando em consideração a necessidade de reforço nas linhas que levarão os foliões a blocos de grande demanda, sobretudo nos horários previstos para o início e término dos desfiles. Também será estendido o funcionamento do metrô, que terá algumas estações abertas até as 2h da manhã, e será reforçado o atendimento por meio do BRT, que na capital mineira é chamado de Move.

 

Segundo Deusuite Matos, diretora de Ação Regional e Operação da BHTrans, o planejamento de transporte para o carnaval levou em conta os problemas da experiência do ano passado. Em alguns horários, principalmente a noite, na saída dos blocos, a demanda de passageiros foi bem superior ao normal e pontos de ônibus ficaram cheios.

 

Outra medida adotada para este ano a partir do que foi observado em 2016 é a criação de desvios fixos para as linhas de ônibus, conforme conta Deusuite Matos.

 

A solução encontrada foi delimitar onde está a concentração da maior parte dos blocos, no centro da cidade. Nesta área, o transporte público não irá entrar, e as linhas que normalmente passam por ela adotarão vias alternativas próximas. Dessa forma, os desvios serão fixos durante os dias do carnaval. Serão desativados cerca de 150 pontos de ônibus, nos quais serão afixados cartazes avisando ao usuário qual o local mais próximo onde poderá embarcar na sua linha. Os novos trajetos também serão informados em avisos no interior dos veículos, assim como na página virtual da BHTrans.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique