Doadores de sangue serão vacinados contra febre amarela no Hemorio

01:11 Geral, Notícias 20/03/2017 - 08h24 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

Voluntários à doação de sangue no Rio vão receber a vacina contra a febre amarela.

 

A partir desta terça-feira (21), o Hemorio, unidade da Secretaria de Estado de Saúde, será um posto de vacinação contra a doença.

 

Os voluntários à doação que efetivamente doarem sangue ou forem considerados inaptos, após passar por triagem clínica, vão receber a dose da vacina. Serão disponibilizadas 500 doses diariamente.

 

O Hemocentro alerta que não será possível apenas se vacinar: o candidato à doação deve, necessariamente, passar pela triagem para receber a vacina.

 

De acordo com o Secretaria de Estado de Saúde, a estratégia foi montada para evitar o desabastecimento de sangue no estado, já que quem se vacina, deve ficar quatro semanas sem doar.

 

O Hemorio tem capacidade para receber até 400 doadores por dia e abastece as emergências dos grandes hospitais da capital do estado, maternidades e outras unidades de saúde. O hemocentro também envia sangue, quando necessário, para outras cidades.

 

A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.